segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O que significa “Comunicação Estratégica” no Contexto Governamental?

Afinal de contas, o que significa a expressão “comunicação estratégica” no âmbito da política externa, da segurança nacional e do desenvolvimento econômico? Em termos simples, trata-se de elaborar uma política de contribuição, orientação e aconselhamento estratégico, estabelecendo e mantendo vínculos e relacionamentos entre entidades nacionais e internacionais, governamentais e não-governamentais.

Trata-se de estabelecer comunicação em um ambiente eticamente desafiador, rapidamente mutável, politicamente sensível, movido a conflitos, culturalmente diversificado, através de mídias digitais e tradicionais.

Trata-se de empregar conhecimentos de Relações com a Mídia, Direito, Lobismo, Ativismo, Desradicalização e Gestão de Crises no contexto de tecnologias antigas e novas.

Trata-se de conscientizar-se da utilidade de fóruns, blogs, Twitter, Facebook, TV, rádio, mídia impressa, bate-papos, cartazes, redes, crowdsourcing, tecnologia móbile e discurso acadêmico.

Trata-se de participar em diálogos, consultas, educação, monitoramento, análises, pesquisas, cooperação e ação coletiva.

Trata-se de entender o que é narrativa, estratégia, tática, mensagem, identidade, objetivos, comportamentos, atitudes, opinião.

Trata-se de saber o valor da Sociologia, Antropologia, História, Cultura, Dinâmica de Grupos, Economia Comportamental, Psicologia e Teoria das Organizações.

Trata-se de estabelecer conexões com pessoas, públicos, grupos de interesse, governos, ativistas, líderes de opinião, think tanks, ONGs e militares.

Trata-se de desenvolver a indústria de mídia, infraestrutura legal, a imprensa livre, a alfabetização midiática, o ativismo social, a tecnologia para desenvolvimento, comunicação institucional e relações públicas.

Trata-se de gerenciar as ligações com a mídia, press releases, eventos, sincronização, comunicação interna, porta-vozes e mídias sociais.

Em suma, trata-se de integrar tudo o que foi mencionado acima em um conjunto coeso e unitário.

Simples assim.

(Adaptado de Strategic Communication – What’s that all about?)

Nenhum comentário: